top of page
  • Foto do escritorNEAA

AUTENTICIDADE RECOMENDA-SE E A REGIÃO DO ALTO ALENTEJO TEM AOS MONTES! REINVENTEMO-NOS.

Atualizado: 29 de mar. de 2021

O FUTURO ESPERA POR NÓS!

  • ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor e a AEE – Associação Empresarial de Elvas unem-se e constituem o NEAA – Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo.

  • NEAA nasce com objetivos concretos de defender a autenticidade territorial, de reinventar as rotas comerciais de outrora e de revigorar os sentimentos de pertença e representatividade da malha empresarial da região.

  • Redescobrir as rotas comerciais aliadas ao desenvolvimento empresarial, explorar a promoção das boas sinergias e consolidar os benefícios da digitalização na definição de um posicionamento sólido nos mais diversos mercados, são algumas das metas que o NEAA trabalhará para alcançar.

  • Escritor José Luís Peixoto, um dos renomados filhos da região, abraça a iniciativa, emprestando a sua voz e um excerto do seu livro “Abraço” para narrar o vídeo promocional de lançamento do NEAA.

Hoje pelas 09h30, no encontro online promovido pelo NEAA – Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo na sua página de facebook (www.facebook.com/neaa.pt), foram convidados a apresentar o novo projeto associativo todos os atuais intervenientes, tendo ficado na voz do seu presidente - José Carlos Lobato - as honras de desvendar um pouco mais sobre esta iniciativa.


“(…) É imperativo reinventar as rotas comerciais que durante muitos anos fizeram prosperar a região. Para isso necessitamos de reajustar as parcerias estratégicas mais antigas e buscar novas; de apelar à economia verde impulsionando a boa vizinhança; de relembrar que comprar local é garantir o futuro dos mais diversos negócios; de buscar recursos de apoio à digitalização; de encontrar formas de preparar a nossa malha empresarial a ter relevância nos mercados nacional e internacional, e de divulgar muito e bem tudo aquilo que faz do Alto Alentejo uma região tão rica nos seus mais variados recursos. (…)”


Envolvido num enorme espírito de comunidade, o NEAA, nasce de uma necessidade coletiva de vários empresários da região em criar estratégias de desenvolvimento focadas na identidade do território, na autenticidade das gentes e na pluralidade empresarial. Para tornar sustentável e garantir a prospeção de quaisquer iniciativas que possam ter lugar daqui em diante, é fundamental unir para dessa forma agregar ao somatório das partes o valor inquantificável do TODO.


É a desafiar-se constantemente e a trabalhar com foco na aplicação desta estratégia de coesão territorial, que o NEAA impulsionará a sagacidade dos empresários da região, incentivando-os a buscarem fora da sua zona de conforto, o novo, o diferente, o inimaginável, e o que pode estar do outro lado de lá da ponte, do rio, da linha férrea, da estrada, da muralha, da vedação, da (…) história que queremos reinventar.


A HISTÓRIA TRILHOU-NOS AS ROTAS. REINVENTÁ-LAS DAR-NOS-Á O FUTURO.


Foi na genialidade das palavras do excerto do livro “Abraço” de José Luís Peixoto, e na voz que deu às mesmas, que o NEAA encontrou a autenticidade que procurava para fazer deste lançamento online um momento de aproximação das gentes do Alto Alentejo à sua verdadeira identidade.


44 visualizações0 comentário
bottom of page