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. PROJETO INTERALENTEJO .

Internacionalização das PMEs do Alentejo

O projeto enquadra-se na tipologia de investimento Internacionalização, uma vez que o objetivo primordial desta candidatura é apoiar e preparar as empresas da região do Alentejo e interior de Portugal nos seus processos de internacionalização.

Este projeto destina-se a apoiar as empresas que atuam no sector agro-industrial e tem pro objetivo contribuir para a sua penetração em novos e diferentes mercados internacionais com o intuito de promover diretamente os produtos e marcas portuguesas junto da procura internacional.

As ações coletivas previstas neste projeto foram elaboradas tendo em conta um estudo prévio sobre os mercados que poder oferecer maior potencial de compra dos produtos que as empresas indicadas oferecem.

Por outro lado, este projeto também visa apoiar e preparar as empresas para os desafios da internacionalização, estando previstas ações como consultoria de internacionalização assim como a implementação de ferramentas de marketing Internacional de forma a proporcionar às empresas uma expansão mais segura e responsável nos mercados e em ferramentas e conhecimento válido que irão contribuir para uma expansão responsável das empresas.

. Objetivos .

  • Nº de Mercados Alvo:

4 Mercados claramente identificados - França, Polónia, EUA, Guiné Equatorial;

  • Nº de Ações de Prospeção e captação de novos clientes nos mercados externos:

4 Missões Empresariais Inversas;

2 Missões Empresariais ao Mercado;

  • Nº de presenças colectivas em feiras e certames internacionais:

2 presenças colectivas em feiras e certames internacionais.

O projeto vai contribuir para o Indicador de Resultado:

  • Intensidade de Exportações (IE) no pós projeto> 25%

(média ponderada da IE das empresas participantes no pós projeto)

InterAlentejo

. Metodologia .

O Presente projecto agrupa-se em 3 ações:

1 Missões Empresariais

1.1 Missões Empresariais Inversas (França, Polónia, EUA, Guiné Equatorial)

As Missões Empresariais Inversas consistem no convite a uma comitiva internacional constituída por 6 importadores para países fora da Europa e por 8 importadores para países dentro da europa. As empresas serão pré-seleccionados pela ACIPS em colaboração com uma entidade consultora especializada nos mercados, sendo os mesmos mais tarde aprovados participantes pré-inscritos.

O objetivo é gerar a oportunidade de realizar reuniões B2B, assim como apresentar as empresas à procura internacional. O grupo de empresas a convidar será selecionado tendo em conta os objetivos dos participantes e o tipo de contactos que pretendem estabelecer. Prevê-se que a seleção seja diversificada e de diferentes segmentos.

Deste modo, a empresa pretende apoiar a deslocação e estadia (3 dias para importadores europeus e 5 para extra-europeus) com o objetivo das empresas nacionais promoverem os seus produtos, assim como as instalações e sistema/método de produção.

1.2 Missões Empresariais aos Mercados (Guiné Equatorial e Polónia)

Este tipo de ação tem por base a realização e prospeção diretamente junto dos mercados, estas visam aprofundar o conhecimento sobre as características da procura, identificação das condições de mercado e preços praticados, os canais de distribuição e as formas de promoção nos mercados alvo. A ACIPS irá recorrer a serviços externos para o agendamento de encontros B2B e com entidades institucionais nos mercados externos.

2.Participação em Feiras (Fancy Food Show EUA e SIAL e França)

Trata-se da participação em feiras de referência do sector agro-alimentar. Estas ações têm por fim apresentar as empresas nacionais, e seus produtos junto da procura Internacional. A participação neste tipo de eventos é reconhecidamente um meio excelente de promoção externa dos produtos dada a elevada concentração do público-alvo internacional.

Também se dá outro fenómeno que é a elevada concentração de concorrentes diretos e indiretos, o que permitirá à entidade uma melhor percepção da mesma, assim como das necessidades, gostos e preferências dos respetivos mercados, uma vez que se verifica a concentração de potenciais clientes. Possibilita a promoção e divulgação diretamente à procura, o alargamento de contactos comerciais e a concretização de negócios no local.

Com estas ações, as missões empresariais e participações coletivas em certames, estamos a direcionar as empresas para mercados onde reconhecemos boas perspetivas de sucesso para exportação do Produto português.

Paralelamente, a ACIPS pretende também criar uma Plataforma Web, multilingue (Português/ Francês / Inglês). Isto numa ótica de diversificar a estratégia de divulgação da importância da digitalização da comunicação inbound, criando uma plataforma web capaz de centralizar a informação do projeto.

A consultoria empresarial com vista à preparação da empresa para o fenómeno da Internacionalização em que serão traçados planos de ação para a internacionalização, apoio na definição dos mercados, grande abertura do mercado, possibilidade de entrada nos mercados, análise dos níveis de preços praticados e grau de risco das operações.

Adicionalmente serão utlizadas ferramentas digitais associadas à Indústria 4.0, designadamente a otimização do site, Google Adwords, social media marketing, entre outras formas de abordagem ao nível do marketing digital.

3. Missões Empresarias/ Feiras/ Seminários / Sessões de Informação

- Feira de Emprego e Empreendedorismo (ENOVE +)

O NEAA pretende estar presente na próxima edição da Feira de Emprego e Empreendedorismo, promovida pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

- Feira Internacional da Galícia - Salimat onde se pretende promover e apresentar empresas, produtos e serviços da Região Alentejo para futura concretização de negócios.

Além da presença física com um stand promocional, o NEAA pretende realizar varias ações de show cooking com os produtos que foram disponibilizados pelas várias empresas da região.

Realizar reuniões com compradores internacionais, provenientes de diversos mercados com o objetivo de facilitar a realização de negócios com a oferta de produtos e serviços da Região e, também, convidá-los a visitarem-nos no âmbito das missões inversas, para presencialmente, conhecerem as empresas e os seus produtos.

- Fehispor - Feira de Espanha e Portugal, que tem lugar em Badajoz na IFEBA.

O NEAA pretende marcar presença com um espaço para um conjunto de atividades de promoção e divulgação dos produtos do Alto Alentejo, com o objetivo de reforçar as relações económicas entre ambos os países, em particular com a vizinha Extremadura que, aqui mesmo ao lado, tem um grande potencial de interesse para as nossas empresas.

O NEAA pretende apresentar no seu espaço Alto Alentejo Export uma serie de show cookings e provas de degustação, onde se possam promover os produtos gastronómicos típicos desta Região, tais como os vinhos, licores, azeites, compotas, mel, queijos, chás, ervas aromáticas e especiarias, condimentos e molhos, enchidos...

O NEAA no âmbito do projcto InterAlentejo - Internacionalização das PMEs do Alentejo pretende desenvolver ao longo dos meses de 2021, atividades de prospeção de oportunidades em mercados internacionais, realizando várias missões técnicas aos mercados de França, Polónia, Estados Unidos da América, e Guine Equatorial, com o intuito de contactar e identificar potenciais atores em cada um destes mercados, sejam eles, importadores, distribuidores, agentes ou outros interessados em realizar negócios com a oferta de produtos e serviços da Região.

Serão realizadas missões inversas de compradores dos mercados acima indicados, para presencialmente, conhecerem as empresas e os seus produtos e serviços da Região Norte Alentejo.

Organização:

ce-cplp

Alto Patrocínio:

UPJ
CPLP

Ficha de Projeto

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