. PROJETO MELHOR TURISMO 2020 .
O Programa de Formação-Acção “Melhor Turismo 2020”, da responsabilidade do Organismo Intermédio da CTP - CONFEDERAÇÃO DO TURISMO DE PORTUGAL, é co-financiado pelo Fundo Social Europeu e enquadra-se no Eixo III – Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Emprego, na modalidade de Projetos Conjuntos, do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME, do COMPETE 2020.
1º Ciclo de Gestão de Microempresas – vocacionado para empresa com menos de 5 trabalhadores
Capitalizar: otimização de recursos financeiros
Economia digital
36 horas de consultoria e 24 de formação em workshop (inter empresa)
2º Ciclo de Planeamento
Gestão de empresas turísticas
Economia digital
60 horas de consultoria e 5 de formação em workshop e 35 formação
3º Ciclo Temático – vocacionado para empresa com mais de 10 trabalhadores e alocando 6 colaboradores à formação
Gestão de empresas turísticas
Economia digital
50 horas de consultoria e 75 formação (intra empresa)
Cada empresa pode fazer as duas temáticas, podendo mesmo fazer uma terceira no ciclo seguinte.
. Objetivos Gerais .
Aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes com o objetivo de promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes.
O Programa visa uma intervenção estruturada em conjuntos de Pequenas e Médias Empresas (PME), às quais apresenta soluções comuns e coerentes face a problemas e oportunidades a explorar no quadro dessas empresas.
. Metodologia .
O modelo de formação-ação proposto é orientado pela resolução de problemas concretos das empresas, ou seja, constrói-se em função da resposta a necessidades de evolução das empresas por contraponto à tradicional lógica de organização da formação a partir da mobilização de conteúdos formativos mais ou menos catalogados
O modelo organizativo do Programa de Formação-Acção da CTP prevê a implementação de três Eixos de intervenção.
Ciclo de Planeamento
Abordagem orientada para a qualificação das PME e dos seus trabalhadores em domínios de desenvolvimento de competências priorizados pelo exercício prévio de diagnóstico realizado em cada empresa e que, nessa medida, se acolham no plano de Acão que orienta o Programa de Formação-Ação específico da empresa.
Ciclo de Gestão
Abordagem orientada para a capacitação dos gestores e das equipas de gestão das PME do sector.
Ciclo Temático
Abordagem orientada para a qualificação das PME e dos seus trabalhadores em domínios de desenvolvimento de competências previamente identificados e que se alinham com as prioridades de desenvolvimento do sector.
Ciclo de Gestão de Microempresas
Ideal é a participação de 3 colaboradores, mas se tiver menos pode participar. Contudo, se colocarmos empresas com menos participantes que este numero devemos de compensar esse número noutras empresas, quer sejam deste ciclo ou não.
Ciclo de Planeamento – têm de participar no mínimo 3 trabalhadores
Ciclo Temático – têm de participar no mínimo 6 trabalhadores
Organismos Intermédios
Cofinanciado por: