. PROJETO DINAMIZAR .
O Projeto Formação-Ação para PME “DINAMIZAR”, identificado por POCI-03-3560-FSE-000635 A Prioridade de Investimento (PI) 8.5, através do apoio do Fundo Social Europeu (FSE), integrada no Eixo III do domínio da Competitividade e Internacionalização, tem previsto como objectivo específico intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
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Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
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Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
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Promoção de acções de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
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De acordo com o previsto na alínea j) do n.º 2 do artigo 42.º do RECI, na sua actual redacção, as intervenções formativas para empresas organizadas com recurso à metodologia de formação acção são desenvolvidas na modalidade de projectos conjuntos e incluem-se na tipologia de investimento Qualificação das PME.
. Objetivos .
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Ao nível dos formandos: procura desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes;
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Ao nível da empresa: procura aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.
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O Projecto visa a intervenção estruturada em 25 PME às quais apresentam soluções comuns e coerentes face a problemas e oportunidades a explorar no quadro dessas empresas. Como resultado do Diagnóstico elaborados estruturou-se a intervenção em 2 temáticas (Gestão da Inovação e Economia Digital).
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Pretende-se qualificar 102 trabalhadores no âmbito da operação, nas temáticas abrangidas.
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Economia Digital (100 horas de consultoria e 100 horas de formação)
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Noções gerais de literacia digital;
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Estratégias aplicadas a canais digitais nos modelos de negócio;
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Soluções de negócio ao nível do comércio electrónico;
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Utilização de plataformas web, redes sociais e dispositivos móveis na divulgação e promoção do negócio;
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Utilização do marketing digital na divulgação e promoção de bens e serviços;
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Utilização de soluções tecnológicas para comunicar com clientes e fornecedores;
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Utilização de soluções tecnológicas para melhoria de processos de gestão
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Gestão da Inovação (100 horas de consultoria e 75 horas de formação)
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Inovação em produtos (bens ou serviços),
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Inovação em processos (implementação de um método de produção ou distribuição
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Inovação Organizacional (implementação de novos métodos de organização e gestão),
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Inovação em Marketing ou Modelos de Negócio (implementação de novos processos de dinamização/gestão do negócio ou novos métodos de marketing e comercialização.

. Metodologia .
Na definição da metodologia de Intervenção, respeitaram-se as indicações do aviso de abertura, especificamente no anexo A - Estrutura de intervenção. (Áreas Temáticas; Duração da Intervenção e Formandos e Modelo de Intervenção).
. Financiamento .
O projeto beneficia de um incentivo de natureza não reembolsável, sendo o custo relativo à participação das PME assegurado com 90% de Incentivo do Fundo Social Europeu e 10% assumido através de Contribuição Privada, suportada pela entidade promotora e pela entidade beneficiária.
Microempresa: 35€/mês/12 meses; pequena e média empresa: 45€/mês/12 meses.
Indicadores de Resultados;
Trabalhadores apoiados em ações de formação em contexto empresarial – 102
PME apoiadas em programa de formação ação - 25
Organismos Intermédios


Cofinanciado por:
